Dando sequência a implementação de soluções em Curvas Elípticas (ECC) na ICP-Brasil, já documentada fartamente no blog. O ITI emitiu semana passada uma nova raiz usando o conjunto de curvas chamadas brainpool. De imediato, esta nova raiz emitida com ECC será usada na nova Autoridade Certificadora do Ministério das Relações Internacionais, para assinar os dados contidos no passaporte eletrônico do país, obedecendo dinamicamente os padrões da ICP-Brasil e do organismo internacional que regula os documentos de viagens, a ICAO.

---


"A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil iniciou as atividades de sua nova cadeia de certificação, a v4. A emissão do novo Certificado ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, em Brasília. Trata-se de um momento importante para a ICP-Brasil uma vez que a nova versão de raíz com algoritmo criptográfico é diferente do comumente utilizado RSA. O novo algoritmo segue a lógica da criptografia assimétrica, no entanto faz uso da tecnologia europeia de Curvas Elípticas – brainpool e usa chaves criptográficas menores e mais robustas.

Recém inaugurada, a v4 já emitiu, momentos depois de efetivada, o certificado de Autoridade Certificadora do Ministério de Relações Exteriores – AC MRE, viabilizando a assinatura do novo passaporte brasileiro, aderente ao diretório Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, agência especializada das Nações Unidas que promove a segurança e padroniza os aeroportos e passaportes no mundo.

No próximo Boletim Digital traremos uma cobertura completa do tema e entrevista com o diretor da Infraestrutura de Chaves Púbicas Brasileira do ITI, Maurício Coelho. Se você ainda não recebe o Boletim Digital, envie um e-mail para comunicacao@iti.gov.br".

Consultar: http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/4797-icp-brasil-passa-a-operar-a-v4-nova-cadeia-de-certificacao-digital

 
Revisão v. 1.0a