RenatoMartini.Net

Category: Identificação (page 1 of 3)

IV Seminário Nacional de Certificação Digital será realizado em junho

O IV Seminário Nacional de Certificação Digital, evento que apresentará os usos e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo, paralelamente a 21ª Cards Payment & Identificantion, maior feira de tecnologia para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação e certificação digital da América Latina.

Como nos anos anteriores, o evento, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, contará com a participação de palestrantes dos mais variados setores que vão apresentar soluções que fazem uso do certificado ICP-Brasil e os benefícios alcançados com o uso desta ferramenta.

Para o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, o evento já está consolidado e faz parte da agenda de todos que têm interesse no setor de certificação digital. “O Seminário Nacional de Certificação Digital já é um evento aguardado por todo o mercado de certificação digital, indústria, usuários e desenvolvedores, quando todos participam do evento para conhecer mais sobre as melhores práticas no setor de certificação digital, além dos usos e benefícios da tecnologia”, afirmou Martini.
Em breve, estarão disponíveis no sítio do ITI mais informações sobre o IV Seminário Nacional de Certificação Digital, como a programação completa, data de início das inscrições, que serão gratuitas, e horários do evento.

IV Seminário Nacional de Certificação Digital
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul. Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
São Paulo – SP
Contato: Assessoria de Comunicação – ASCOM/ITI
E-mail: comunicacao@iti.gov.br
Telefone: 55 (61) 3424-3892

--Fonte: www.iti.gov.br

Participe da Consulta Pública sobre Carteira de Identificação Estudantil

Participe da Consulta Pública sobre a padronização da Carteira de Identificação Estudantil

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI abre a toda sociedade Consulta Pública sobre os requisitos para padronização da nova Carteira de Identificação Estudantil – CIE, prevista na Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, que trata das novas regras para concessão de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Todos os interessados em participar da consulta, como pessoas físicas, estabelecimentos de ensino, associações e entidades emissoras de carteiras estudantis, indústrias de cartões e de tecnologia da informação, órgãos públicos, indústria do entretenimento, dentre outros, têm 60 dias, até 10 de abril, para enviar suas sugestões e comentários, através deste formulário. Após a análise das eventuais sugestões, o ITI publicará o padrão oficial da CIE, conforme definido na lei.

A nova identidade estudantil deverá seguir modelo único, padronizado e publicamente disponibilizado. A carteira deverá possuir certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, tecnologia que garante a segurança e a autenticidade do documento.

Confira a documentação:

Requisitos para padronização da Carteira de Identificação Estudantil – CIE

Para encaminhar suas considerações acesse o Formulário: Consulta Pública - Identidade Estudantil

 
Revisão v. 1.0
 

Etapa Brasília do 13º CertForum

Já estão abertas as inscrições para Etapa Brasília do 13º CertForum – Fórum de Certificação Digital, que será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. O CertForum é o maior evento sobre certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A participação no fórum é gratuita e a inscrição deve ser feita na página do evento. Neste ano a Etapa Brasília contará com apresentações de cases de sucesso dos setores público e privado, além de debates sobre a legislação, números e novidades da ICP-Brasil. A grade completa do evento será divulgada em breve.

O certificado digital ICP-Brasil é uma ferramenta que garante praticidade e segurança às transações feitas via internet. Por isso, o CertForum tornou-se um importante espaço para apresentar as boas iniciativas, reunir público qualificado para debates e propor novas parcerias para o setor.

O CertForum é uma oportunidade que toda comunidade envolvida com o universo da certificação digital ICP-Brasil, governo, empresários, usuários e pesquisadores, tem de encontrar-se para promover um amplo debate sobre o tema e difundir as boas práticas e os conhecimentos já desenvolvidos. O acesso gratuito ao evento é uma das formas de democratizar os debates e tornar acessível os conhecimentos sobre esta importante tecnologia desenvolvida pelo governo brasileiro”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini.

O 13º CertForum – Etapa Brasília é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. O evento conta com o apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e com o patrocínio da Boa Vista, da Caixa Econômica Federal, da Certisign, da Digitalsign, do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, da Serasa Experian, da Soluti Certificação Digital e da Valid Certificadora Digital.

Serviço – 13º CertForum – Etapa Brasília Data: 23 e 24 de setembro Local: Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS – 902 Sul – Bloco C Contato: Assessoria de Comunicação – ASCOM/ITI E-mail: comunicacao@iti.gov.br Telefone: (61) 3424-3892

Fonte: http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/4868-inscreva-se-para-a-etapa-brasilia-do-13-certforum

 
Revisão v. 1.0
 

ICAO implementa o certificado ICP-Brasil em seu diretório

No último dia 8 de junho, membros da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores – MRE, estiveram em Montreal, no Canadá, para a cerimônia de importação do certificado digital da Autoridade Certificadora do MRE para o diretório de chaves públicas – PKD da Organização de Aviação Civil Internacional – ICAO, entidade responsável por promover segurança e padronizar os aeroportos e passaportes no mundo. Representaram a pasta Cassiano Buhler e Lucas dos Santos Furquim Ribeiro. A ICAO, por sua vez, foi representada por Christiane DerMarkar.

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, ressaltou a participação dos entes governamentais que resultou na implementação da tecnologia ICP-Brasil ao PKD.

"A efetiva colocação do certificado digital da AC MRE no diretório da ICAO, criada dentro de nossos padrões técnicos e normativos, foi bastante importante por diversas razões, mas deve-se ressaltar sobretudo o envolvimento de vários órgãos públicos com Serpro, o próprio Itamaraty, a Polícia Federal, entre outros. Os desafios deste empreendimento se somam agora a tantos outros de nosso sistema nacional de certificação digital", disse Martini.

Com o feito, já é possível emitir os novos passaportes brasileiros garantindo ao cidadão brasileiro não apenas um documento internacional perante autoridades locais e consulados, mas a identificação inequívoca nos e-gates, portões eletrônicos que automatizam o processo de conferência de passaportes.

Segundo Lucas dos Santos, restam pequenos detalhes, como a adequação do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem – SCEDV do MRE, para o início das atividades de emissão de passaportes eletrônicos assinados com certificados digitais ICP-Brasil.

Como funciona o PKD

Cada país possui uma regulamentação e uma estrutura diferentes de Infraestrutura de Chaves Públicas. Para facilitar e agilizar a troca de informações entre as diversas nações a ICAO idealizou o PKD, um diretório seguro onde, seguindo regulamentações, os países aderentes depositam as informações dos certificados que compõem a cadeia de segurança com a qual eles assinam seus passaportes. Esse diretório centraliza a troca de informações entre todos os países.

Para o passaporte brasileiro tornar-se aderente ao PKD, foram necessárias novas regulamentações no âmbito da ICP-Brasil. Essas alterações foram debatidas e aprovadas em reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil em 2013. Uma das definições do Comitê foi a criação da Autoridade Certificadora – AC de primeiro nível do Ministério das Relações Exteriores – MRE.

Em abril deste ano, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, emitiu o certificado de Autoridade Certificadora do Ministério de Relações Exteriores – AC MRE, a partir da cadeia v4, modelo europeu que adota a tecnologia de curvas elípiticas – brainpool.

FONTE: ITI

 
Revisão v. 1.3
 
Olderposts

Copyright © 2017 RenatoMartini.Net

Theme by Anders NorenUp ↑